A concessão florestal de florestas públicas federais gerou em torno de 1200 empregos formais, em 2020. O número de empregos com carteira assinada é referente a 15 contratos ativos de concessão florestal em Florestas Nacionais (Flonas), nos estados do Pará e Rondônia.

O programa de concessão florestal é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e é uma das agendas estratégicas do Governo Federal para manter a floresta em pé. A área sob concessão é utilizada em um sistema de rodízio, que permite a produção contínua e sustentável de madeira. Em média, de quatro a seis árvores são retiradas por hectare e o retorno a mesma área ocorrerá após 25 a 35 anos, permitindo o crescimento das árvores remanescentes.

O uso sustentável das áreas concedidas associa a conservação da cobertura vegetal com a geração local de emprego e renda. Assim, melhora a qualidade de vida da população que vive em seu entorno e gera estímulo à economia formal com produtos e serviços oriundos do manejo florestal. Os municípios e comunidades vizinhos à área concedida são favorecidos com a geração de empregos, investimentos em serviços, infraestrutura, retornos financeiros oriundos do pagamento pelos produtos que foram concedidos e demais benefícios garantidos pelo contrato de concessão. Todos os cidadãos são beneficiados com a conservação dos recursos da floresta, ainda com a certeza de estarem comprando produtos que respeitam a floresta.

A Signumat Tecnologia Florestal atua junto com as concessionárias florestais, oferecendo as tecnologias adequadas para a identificação das toras dentro da cadeia de custódia da madeira. Nosso foco são empresas que ajudam a manter a floresta viva, de pé, de modo sustentável.

Clique aqui e confira nossas plaquetas para identificação de toras!

Link para a matéria completa: http://www.florestal.gov.br/ultimas-noticias/1977-concessao-florestal-protege-as-florestas-e-gera-emprego-local . Créditos de texto e fotos, Florestal.gov.br

Share This